Proposta Pedagógica

Educação Infantil

Na Educação Infantil, a proposta pedagógica do Anglo 21 desenvolve as possibilidades e necessidades da criança pequena. Sabemos que, nessa fase, o papel do professor é fundamental, principalmente na organização do ambiente e da rotina para garantir as interações e brincadeiras.

Nossos profissionais apoiam as iniciativas de investigação e experimentação e também a criação de condições que permitam que cada criança trilhe seu caminho e desenvolva suas habilidades. Além disso, o currículo escolar tem o cuidado de trazer diversas linguagens e campos de conhecimento, aproximando o aluno dos saberes culturais, sociais e naturais. Por isso, a partir dos quatro anos, o inglês é inserido na rotina escolar, com quatro horas semanais de atividades e método RedBalloon.

Educação Fundamental I

As séries iniciais do Ensino Fundamental I estão voltadas para a promoção do convívio de qualidade e da vida em comunidade fortemente aliado a um trabalho que busca a aprendizagem nas diversas áreas de conhecimento. Realizamos um projeto de excelência pedagógica organizado por projetos e sequências de ensino.

Com material didático elaborado pela equipe de especialistas da escola, o Anglo 21 promove a participação ativa da criança no aprendizado, valoriza o pensamento, a argumentação crítica e oferece um currículo contextualizado com as demandas da atualidade. Nossa grade curricular promove aprendizagens corporais, artísticas e dá ênfase à língua inglesa, com uma carga horária de quatro horas semanais e método RedBalloon.

Educação Fundamental II

No Ensino Fundamental II, os professores seguem incentivando a aprendizagem baseada na solução de problemas, com investimento intenso em investigação, análise, interpretação e produção textual. Além disso, usamos um modelo de ensino-aprendizagem em que o aluno exerce papel ativo e responsável, atuando de forma produtiva, individual e em equipe e exercendo consciência cooperativa e solidária.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, o aluno começa a ser preparado para os desafios do Ensino Médio. Pensando nisso, o projeto de excelência pedagógica do Anglo 21 afirma-se na formação de alunos autônomos, críticos, cooperativos e sintonizados às necessidades contemporâneas.

Ensino Médio

O Ensino Médio do Anglo 21 mantém os princípios e pressupostos que embasam a formação de nossos alunos desde a Educação Infantil, dando continuidade ao diálogo sobre valores, visão crítica, responsabilidade e autonomia, tão importantes na formação dos jovens deste tempo. Propomos um currículo facilitador das escolhas que devem ser feitas ao final da educação básica. Além disso, investindo na formalização do pensamento lógico e aplicação do conhecimento, buscando incentivar a criatividade, o espírito de inovação, a iniciativa e o trabalho em equipe. As aulas visam ampliar o conhecimento em todas as áreas acadêmicas, por meio de atividades interativas e integradoras dos conhecimentos e saberes que estimulam a postura ativa dos alunos.

Sabemos que, no Ensino Médio, a experiência de aprendizagem tem um sentido especial, pois esse é o momento no qual o aluno faz uma escolha significativa que o conectará aos estudos em nível superior e ao mundo do trabalho. Escolha essa, apoiada pela equipe pedagógica e pela tradição do Sistema Anglo de Ensino, é referência em estudo forte que prepara para o ingresso nas principais universidades do Brasil por meio do Enem, de exames vestibulares e outras provas. Para desenvolver esse projeto contamos com uma equipe de professores altamente capacitada e que permanentemente estuda e reflete no aprimoramento da prática de sala de aula e uso dos materiais didáticos e de diferentes recursos pedagógicos.