Potências 21

Acreditamos que a principal função da escola deste século é colaborar para a formação de pessoas que atuem desde cedo de forma crítica, dentro e fora da escola. Cultivamos um ambiente aberto a toda a comunidade escolar (alunos, funcionários e pais), incentivando não só o acesso à informação, mas principalmente o acesso a conhecimentos que ajudem todos a construir uma compreensão das situações vividas e uma visão sobre os dilemas do mundo moderno.

Temos convicção de que nossa função é contribuir para a formação de cidadãos responsáveis, flexíveis, com boa capacidade de comunicação; que saibam trabalhar em equipe; que se interessem pelos assuntos que extrapolam os livros e os muros da escola; que sejam solidários e cooperativos; que respeitem a diversidade e a individualidade.

Para tanto, empreendemos as seguintes iniciativas:

Escola de Educadores

A Escola de Educadores é uma série de encontros que se propõe a discutir questões contemporâneas da educação entre famílias, alunos e toda a comunidade escolar do Colégio Anglo 21, e é mediada por profissionais que são referência em diversos campos do conhecimento.

4h de inglês semanal

A metodologia Red Balloon foi desenvolvida exclusivamente para crianças e adolescentes e é usada pelo Anglo 21 da Educação Infantil (a partir dos 4 anos) até o 9o ano do Ensino Fundamental 2. Ela é aplicada respeitando as necessidades de cada aluno e favorecendo a compreensão e a interação do aluno com o mundo. O método propõe uma imersão na cultura anglo-saxã por meio do teatro, pintura, música e atividades lúdicas, fazendo com que as crianças se dediquem e aprendam a língua inglesa com maior facilidade.

Período Integral

O conceito do Período Integral do Anglo 21 dialoga diretamente com a visão de formação e educação que norteia o trabalho com crianças e jovens do Período Regular.

Dá ênfase a acolhimento, desenvolvimento e ampliação de saberes dos alunos que permanecem na escola no período estendido.

A organização dos tempos e das propostas visa a exploração de novos espaços e atividades que intercalam concentração, como oficina de estudo, ateliês, atividades esportivas, com momentos em que os alunos podem brincar, conversar, ler e relaxar.