Educação Infantil

O ingresso na Educação Infantil é, para a criança, a segunda experiência social, aquela que amplia suas vivências com o garantido direito de se apresentar a situações desafiadoras e acolhedoras, novas e seguras, fora do âmbito familiar. Na escola se dá o encontro com o outro que é diferente, que tem interesses próprios e modos peculiares de se expressar. Também se dá o encontro com os objetos naturais e sociais que vão despertar e traduzir sua curiosidade sobre o mundo em que vive.

Nossa proposta metodológica trata os saberes que as crianças já possuem e aqueles que serão ampliados na escola de Educação Infantil como campos de experiência. Essa prática coloca os conhecimentos em relação uns com os outros, aproximando nossas crianças dos saberes através de suas vivências e indagações mais espontâneas.

Educação Fundamental I

No Ensino Fundamental I, a criança dá continuidade à sua jornada de desenvolvimento, participando ativamente de sua própria aprendizagem. No Colégio Anglo 21 asseguramos os melhores recursos para que possa ampliar seus conhecimento e estabelecer novas relações nas diferentes áreas. Valorizamos o pensamento e a argumentação crítica e confiamos na sua capacidade de investigar e transformar a realidade.

As práticas educacionais do Colégio Anglo 21 nesse segmento visam o desenvolvimento progressivo por meio de experiências lúdicas e expressão artística e corporal alinhadas aos conceitos curriculares adequados para essa etapa da formação.

Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos vivenciam oportunidades de consolidação das competências leitora e escritora, importante marco em seu percurso de alfabetização que se inicia com a imersão da criança, desde muito pequena, no mundo letrado e nas práticas cotidianas de uso da linguagem escrita.

Educação Fundamental II

No Ensino Fundamental 2, o aluno prossegue na trilha do seu aprendizado participando de situações em que os conteúdos e as áreas são tratados de forma global e integrada. Há contínuo aprimoramento da leitura, interpretação e produção de textos, da investigação e análise dos fenômenos da natureza, da apropriação de conhecimentos que permitam a ele desenvolver uma visão crítica acerca do mundo e da sociedade em que está inserido.

Os alunos são convocados a trocar, discutir, refletir e desenvolver posturas responsáveis, solidárias e participativas. Para tanto, investimos em situações que os colocam no papel central da situação educativa, que desenvolvam saberes que lhes proporcionem não só o acesso à informação, mas a habilidade de lidar com ela para solucionar problemas e para criar o novo. Temos convicção de que nossa função é ajudá-los a desenvolver capacidades de comunicação e de trabalho em equipe; a se interessar pelos assuntos que vivenciam e lhes dizem respeito; a encontrar sentido e relação entre o estudado nos livros e a vida fora da escola; a respeitar a diversidade e a individualidade; a ter uma sólida formação acadêmica.

Ensino Médio

O Ensino Médio do Colégio Anglo 21 mantém os princípios e pressupostos que embasam a formação de nossos alunos desde a Educação Infantil.

Damos continuidade ao diálogo sobre valores, visão crítica, responsabilidade e autonomia, tão importantes na formação dos jovens deste tempo, e propomos um currículo facilitador das escolhas que devem ser feitas ao final da educação básica. As aulas visam à ampliação dos conhecimentos e ao saber sólido em todas as áreas acadêmicas, na medida em que são atividades interativas, integradas e integradoras dos conhecimentos e saberes, dos tempos e dos espaços, articulando as formas disciplinares de organização do conhecimento. Investimos na formalização do pensamento lógico, na generalização e aplicação do conhecimento, sem negligenciar a criatividade e o espírito de inovação, de iniciativa e de trabalho em equipe. Adotamos princípios e ações com vistas a estimular o diálogo e a interação entre os alunos, entre as áreas do conhecimento e componentes curriculares/disciplinas, entre os tempos e os espaços, a fim de dar maior organicidade ao conjunto de atividades didático-pedagógicas.

Temos em conta que no Ensino Médio a experiência de aprendizagem tem um sentido especial, pois nesse momento o aluno faz a escolha que o conectará ao mundo do trabalho. Escolha significativa acerca dos estudos em nível superior, apoiada pela orientação de toda nossa equipe pedagógica. Afinal, na jornada do vestibular, nossos alunos contam com a tradição do Sistema Anglo de Ensino, referência em preparação para o ingresso nas principais universidades do Brasil por meio do Enem, de exames vestibulares e outras provas.