Potências 21

Acreditamos que a principal função da escola deste século é colaborar para a formação de pessoas que atuem desde cedo de forma crítica, dentro e fora da escola. Cultivamos um ambiente aberto a toda a comunidade escolar (alunos, funcionários e pais), incentivando não só o acesso à informação, mas principalmente o acesso a conhecimentos que ajudem todos a construir uma compreensão das situações vividas e uma visão sobre os dilemas do mundo moderno.

Temos convicção de que nossa função é contribuir para a formação de cidadãos responsáveis, flexíveis, com boa capacidade de comunicação; que saibam trabalhar em equipe; que se interessem pelos assuntos que extrapolam os livros e os muros da escola; que sejam solidários e cooperativos; que respeitem a diversidade e a individualidade.

Para tanto, empreendemos as seguintes iniciativas:

Escola de Educadores

A Escola de Educadores do Colégio Anglo 21 é uma instância de conexão entre pais, professores e especialistas, que reforça a missão da educação enquanto um empreendimento compartilhado entre todos os participantes da nossa comunidade. Esse projeto ocorre através de conversas sobre temas importantes para a formação integral de nossas crianças e nossos jovens mediadas por profissionais que são referência em diversos campos do desenvolvimento.

A abertura dos debates sobre a educação contemporânea se deu com a presença de Telma Vinha, pesquisadora e professora doutora em Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesse encontro discutiu-se sobre como educar nossos filhos e alunos para que sejam autônomos na resolução de conflitos e na prática de valores.

Red Balloon

Acreditamos que o domínio da língua inglesa é fundamental para a participação ativa de nossos alunos na conjuntura global, ajudando-os a expandir seus horizontes e a abrir portas pelo mundo. Sendo assim, aplicamos a metodologia Red Balloon, a melhor metodologia de Inglês para crianças e adolescentes, em nosso currículo-base, desde a Educação Infantil até à conclusão do Ensino Fundamental.

A metodologia Red Balloon foi desenvolvida exclusivamente para crianças e adolescentes. É aplicada de maneira natural e divertida, respeitando necessidades e favorecendo a compreensão e a interação do aluno com o mundo. O método propõe uma imersão completa na cultura anglo-saxã por meio de teatro, pintura, música, passeios e atividades lúdicas, fazendo com que as crianças se dediquem e aprendam inglês com maior facilidade e alegria.

Período Integral

O conceito do Período Integral do Anglo 21 dialoga diretamente com a visão de formação e educação que norteia o trabalho com crianças e jovens do Período Regular.

Dá ênfase a acolhimento, desenvolvimento e ampliação de saberes dos alunos que permanecem na escola no período estendido.

A organização dos tempos e das propostas visa a exploração de novos espaços e atividades que intercalam concentração, como oficina de estudo, ateliês, atividades esportivas, com momentos em que os alunos podem brincar, conversar, ler e relaxar.

Alimentação

Para nós, nutrição, qualidade de vida e educação caminham juntas. Comer e viver bem não são opções limitadas por circunstâncias, mas sim o resultado de uma escolha autônoma baseada em conhecimento e informação. No Anglo 21, buscamos promover debates sobre alimentação e inspirar mudanças, positivas e profundas, na maneira como nossas crianças acessam, entendem e consomem o alimento.

No Ensino Fundamental I, desenvolvemos projetos curriculares de Ciências Naturais e Sociais que preveem a criação de hábitos alimentares saudáveis baseada na compreensão ampla e ao mesmo tempo aprofundada sobre os componentes de nossa alimentação cotidiana. Esses projetos multidisciplinares contam com conteúdo da Jamie Oliver Food Foundation e com diversas atividades práticas de culinária e de cultivo de alimentos na horta da escola.

Contamos também com a parceria da Sanutrin, empresa especializada em alimentação e nutrição em escolas, e de nutricionistas que planejam cardápios e orientam todo o trabalho da nossa cozinha.